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Estrutura - Área Técnica-Científica

 Estrutura

Competências e Atribuições

Área Técnica-Científica
 
  • Coordenar todas as atividades técnico-científicas sobre o acervo arquivístico no âmbito do CDPEC;
  • Elaborar as normas e procedimentos de gestão, organização, transferências, recolhimento, eliminação e acesso as informações/ documentos, sobre os acervos arquivísticos no âmbito do CDPEC; em conjunto com a Comissão Permanente de Normalização e avaliação documental;
  • Planejar, promover coordenar e supervisionar a elaboração e aplicação e utilização do código de classificação e tabela de temporalidade de documentos no âmbito do CDPEC;
  • Coordenar as atividades de transferência e recolhimento do acervo documental;
  • Prestar assessoria sobre instalação, aquisição de material, equipamentos e adequação de espaço físico para arquivo;
  • Avaliar e indicar para restauro os documentos cuja condição esteja colocando em risco a integridade do documento;
  • Orientar estagiários no desenvolvimento de atividades técnicas operacionais.
  • Executar e supervisionar os processos de higienização e conservação dos documentos sob a guarda do CDPEC;
  • Coordenar as atividades do laboratório de conservação e restauro dos documentos sob a guarda do CDPEC;
  • Estabelecer normas e critérios para utilização e mudança de suporte;
  • Elaborar instrumentos para documentar, controlar e facilitar o acesso às informações em suportes especiais (fotos, vídeos, microfilmes e CD Rom);
  • Estabelecer critérios para documentação a ser divulgado e ou exposto;
  • Formular diagnóstico do estado geral de conservação do Acervo;
  • Implantar e gerenciar programas de conservação preventiva para os acervos documentais;
  • Receber, acondicionar, conservar e preservar o acervo documental de caráter sob sua guarda;
  • Executar a eliminação de documentos, de caráter intermediário, destituídos de valor probatório e histórico, obedecendo aos prazos da Tabela de Temporalidade e as determinações da comissão de normalização e avaliação documental;
  • Estabelecer normas e procedimentos para o acesso, empréstimo e consulta, sobre a documentação;
  • Organizar, codificar, indexar, acondicionar, conservar, preservar os documentos em suporte audiovisual, sonoros e outros;
  • Coordenar a elaboração do plano de atividades e recursos necessários da Assessoria Técnica-científica;
  • Coordenar a elaboração de relatórios mensal/anual da Assessoria Técnica-científica para Coordenação Geral do CDPEC;